Previous slide
Next slide

CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E INTERVENÇÕES

Esta especialização e pós graduação em psicanálise tem como objetivo estudar a “CONSTITUIÇÃO PSIQUICA DO SUJEITO”, a partir de autores pós freudianos como: Esther Bick, Meltzer, Bion, Marie Christine Laznik, Francis Tustin, Winnicott,  Anne Alvarez, entre outros.

Destinado a psicoterapeutas psicanalistas que tenham como foco de interesse o trabalho com a mente primitiva, propiciando condições para o desenvolvimento de uma escuta analítica sustentada na reflexão teórico-clínica.

Considerando a singularidade da clínica psicanalítica, o curso de especialização se propõe a:
– Abrir um espaço para pensar o lugar da mente primitiva no campo psicanalítico, a partir do estudo dos textos;
– Refletir sobre as questões teóricas e as particularidades técnicas com que nos defrontamos neste trabalho, através de discussões clínicas nas supervisões e da leitura dos autores mais significativos da Psicanálise.

Fundamentos Psicanalíticos:
Teoria E Técnica

O curso de especialização em psicanálise “Fundamentos  Psicanalíticos: Teoria e Técnica”  foi criado como resposta a uma demanda  vinda de profissionais com necessidade de  aprofundar de uma forma mais sistemática as teorias  dos principais autores da Psicanálise: Freud, Melaine Klein, Winnicott e Bion.

Nosso objetivo com a criação desta especialização em psicanálise é oferecer a oportunidade de um estudo organizado e sistematizado da teoria psicanalítica que se destina tanto àqueles que ainda não tiveram oportunidade de um estudo dos conceitos de forma aprofundada, como àqueles que já possuem esse conhecimento.

A proposta é apresentar a construção do pensamento psicanalítico tendo como roteiro os textos freudianos que apresentam os principais conceitos que dão corpo a teoria e embasam a prática clínica assim como os principais autores pós freudianos que contribuem e muito no pensamento clinico.

PSICANÁLISE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Curso de Especialização com reconhecimento do MEC ”Psicanálise da Criança e do Adolescente” é um novo curso desenhado segundo as mais recentes demandas do ambiente clínico da criança e do adolescente. Abordaremos os principais aspectos da teoria e da técnica da Psicanálise da criança e adolescente, à luz dos autores: Melaine Klein, Bion, Antonino Ferro, Winnicott, entre outros. Faremos uma articulação estreita entre a teoria e a clínica, obtida em: aulas teóricas, estudos de casos e atendimentos clínicos supervisionados.

Introdução à Psicanálise

O curso se propõe a levar ao ambiente escolar as contribuições que a psicanálise pode dar, no seu uso fora do consultório, podendo contribuir, além de outros aspectos, para aclarar e orientar a resolução de diferentes conflitos que permeiam o campo escolar. 

Estudar as contribuições da Psicanálise ao processo educacional, considerando aspectos intersubjetivos e intrapsíquicos e suas relações com a contemporaneidade. 

A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, visando oferecer condições aos professores para o enfrentamento de problemas do cotidiano escolar.