PÓS GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE PSICANALÍTICA

CURSO:
Teoria e Prática Psicanalítica: Constituição do Sujeito e Intervenções

Pós-graduação em Psicanálise

"Curso de especialização e pós graduação presencial em psicanálise com reconhecimento do Ministério da Educação - MEC"

A quem o curso de especialização e pós graduação em psicanálise é destinado?

O curso é destinada a Psicólogos, médicos e outros profissionais graduados. É recomendável experiência em análise pessoal, algum conhecimento dos fundamentos da teoria psicanalítica e percurso em prática clínica.

Este curso tem como objetivo estudar a “CONSTITUIÇÃO PSIQUICA DO SUJEITO”, a partir de autores pós freudianos como: Esther Bick, Meltzer, Bion, Marie Christine Laznik, Francis Tustin, Winnicott, André Green, Anne Alvarez, entre outros.

Destinado a psicoterapeutas psicanalistas que tenham como foco de interesse o trabalho com a mente primitiva, propiciando condições para o desenvolvimento de uma escuta analítica sustentada na reflexão teórico-clínica.

Considerando a singularidade da clínica psicanalítica, o curso de especialização se propõe a:
– Abrir um espaço para pensar o lugar da mente primitiva no campo psicanalítico, a partir do estudo dos textos;
– Refletir sobre as questões teóricas e as particularidades técnicas com que nos defrontamos neste trabalho, através de discussões clínicas nas supervisões e da leitura dos autores mais significativos da Psicanálise.

A prática clínica tem nos confrontado com o surgimento constante de novas demandas, entre elas as que começaram a ser categorizadas como “novas patologias”, as não-neuroses. Este curso aborda estas formas de sofrimento psíquico – que certamente implicam desafios quanto a seu manejo clínico e seu fundamento psicopatológico – como representantes do mal-estar de uma época em suas rápidas e profundas transformações.

Módulos oferecidos na especialização:

O programa está dividido em módulos constituídos de seminários teóricos e clínicos. A pós graduação presencial em psicanálise também oferece opções de escolhas no 2ª ano, onde os alunos podem optar pelo:

a) Pós graduação em psicanálise - Módulo Observação de Bebês.

O observador acompanha o desenvolvimento de um bebê em seu meio familiar até a idade de um ano. As observações são realizadas semanalmente na casa do bebê, em horários previamente combinados. O processo de observação é ainda acompanhado por um seminário semanal com um grupo de observadores.

Nesse seminário são discutidos os relatórios de observação, elaborados em narrativa escrita, a mais pormenorizada possível. O observador é confrontado com a turbulência da experiência emocional característica dos primórdios da vida mental de um bebê.

Essa experiência coloca o observador atento ao seu próprio mundo interno e ao impacto emocional que o contato com a situação suscita. A abstenção de interferência e julgamento auxilia o observador a desenvolver a atenção qualificada, a capacidade de continência de seus movimentos emocionais e a manter um estado de mente no qual possa acolher suas dúvidas, à espera que algo evolua.

O Método de Observação de Bebês foi proposto por Esther Bick como um instrumento importante para a construção da identidade do psicanalista, na medida em que auxilia o desenvolvimento da capacidade negativa e a aprendizagem através da experiência emocional, indispensáveis ao trabalho psicanalítico.

Através da observação da Relação Mãe- Bebê, o observador tem a oportunidade de acompanhar a evolução das relações primárias do bebê com a família. Este método tem um potencial diagnóstico e preventivo além de acompanhar a constituição da mente de um bebê, a história das relações emocionais, das funções parentais e do complexo fraterno.

Esta disciplina contribui também para o treino da capacidade clínica de observação e para o desenvolvimento da capacidade para formular hipóteses a respeito do observado. A escrita do relatório, por sua vez, leva a um trabalho posterior de elaboração psíquica da experiência vivida e à busca de seus significados, com a consideração pelos seus paradoxos, ambiguidades e contradições. Por sua vez, nas discussões com o grupo do seminário, a confrontação com as diferentes ideias sobre o material.

b) Pós graduação em psicanálise - Módulo Adulto

É inegável a mudança que o tratamento analítico sofreu ao longo dos anos desde Sigmund Freud.

Na atualidade somos confrontados com novas demandas na clínica: os déficits-vazios, ou seja, a formação de verdadeiros “buracos negros” psíquicos decorrentes das falhas primordiais no decurso do desenvolvimento emocional primitivo, do que resulta uma grande demanda de pacientes portadores do que se denomina “patologia do vazio”, os quais, acima de tudo, ficam à espera de que o analista consiga não desvendar o inconsciente, mas criar uma mente pensante, com capacidade simbólica.

Nesse módulo teremos a oportunidade de através de seminários clínicos e teóricos capacitar os alunos no atendimento de pacientes com falhas na constituição de seu psiquismo, pacientes que carecem de uma vida simbólica, decorrente de uma fixação a uma etapa do desenvolvimento em que o aparelho mental é incapaz de responder por si só aos estímulos endógenos e exógenos, gerando uma experiência de desvalimento quando não conseguem contar com a ajuda de um ambiente empático.

Incluem-se nessa clínica pacientes com traços autistas, as neuroses tóxicas e traumáticas, as doenças psicossomáticas, as adições, os transtornos alimentares, as perturbações do dormir, a promiscuidade e outras patologias que, do ponto de vista teórico, técnico e clínico, diferem das neuroses.

Para dar conta dessas patologias, impõe-se a necessidade de um novo paradigma capaz de ampliar a psicanálise para uma mente cuja lógica não é mais a do prazer-desprazer de uma erogeneidade representada, mas a da tensão-alívio de descargas, muito mais primitiva, destituída de subjetividade.

Informações Completares sobre a especialização e pós graduação em psicanálise:

Os cursos de pós graduação presencial em psicanálise lato sensu são voltados para o nível de especialização, mais direcionados à área profissional, de mercado, e com caráter de educação continuada. Têm carga horária mínima de 360 horas, não computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente e àquele destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Como serão ministradas as aulas durante a pós graduação?

Os professores farão aulas expositivas com abertura para debates dos assuntos tratados. Algumas aulas serão dadas por professores convidados, autores de textos estudados em sala. No caso de professores estrangeiros as aulas serão via internet.

Saiba mais sobre os professores responsáveis pelos cursos da Enlace Piracicaba
(Clique Aqui).

Documentos necessários para matrícula:

– Cópia autenticada do Diploma e do histórico de graduação;
– Cópia do RG;
– Cópia do CPF;
– Cópia do Registro de Nascimento ou Casamento;

Onde será realizado curso?

Associação Paulista de Medicina | APM – Piracicaba/SP
Endereço: Av. Centenário, 546 – São Dimas, Piracicaba – SP

Informações Adicionais

Valores Anuais


Matrícula:
R$ 175,00

Valor: 11x R$ 450,00



TURMA QUARTA-FEIRA

Início: Primeiro Semestre de 2020

Horário: Quarta-Feira | 18h30 às 22h00



TURMA SÁBADO

Início: Primeiro Semestre de 2020

Horário: Sábado | 08h30 às 12h00



Duração:
02 Anos

Carga Horária: 360 Horas